quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08 de Dezembro - Imaculada Conceição

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lucas 1, 28)

imaculada

Em 08 de Dezembro de 1854, o Papa Pio IX em sua Constituição Apostólica Ineffabilis Deus estabeleceu como dogma a Imaculada Conceição (concepção) de Maria, isto é, esclareceu a verdade de fé (portanto de crença obrigatória) de que Nossa Senhora, no momento da sua concepção, foi livrada do pecado original, não por méritos próprios, mas pelos méritos da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo antecipados, visto que o ventre que receberia Deus Filho teria que ser livre de toda mácula (pecado).

Pap Pio IX“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.”     (Bula Ineffabilis Deus, Papa Pio IX)

Na bula, o Papa se apóia inicialmente na citação de Gênesis: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.” (Gênesis 3, 15a) entendendo que seria necessário uma mulher apta a carregar e trazer ao mundo o Filho de Deus, para assim haver a reconciliação entre o homem e Deus. Eva foi a mulher que trouxe o pecado ao homem, Maria trouxe Jesus, a reconciliação e a salvação.

Deus a fez livre de todo o pecado, original, mortal ou venial “És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti.” (Cântico dos Cânticos 4, 7) pois esta constituia uma etapa na história da salvação: Deus se faria carne, nascendo como homem, se igualando em tudo, menos no pecado. Para tanto, sua concepção, gestação e nascimento deveriam ser em condições de santidade, de pureza, dada a Sua natureza divina – “Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém.” (Jó 4, 14).

Lemos na Carta aos Hebreus:

"Cristo, porém, apareceu como um pontífice dos bens futuros. Entrou no tabernáculo mais excelente e perfeito, não construído por mãos humanas, nem mesmo deste mundo" (Hebreus 9, 12).

Deus, capaz do impossível (cf. Lucas 18, 27), faz o que deseja para que Seus planos se cumpram, mesmo que isso nos pareça infringir suas próprias leis. De fato, sendo Ele dono de toda e qualquer Lei, tem todo o poder e o direito sobre elas. Foi assim com o sol e a lua, os quais fêz parar (cf. Josué 10, 12-13), com as águas que interromperam seu curso natural (cf. Êxodo 14, 21 e 22), com Lázaro, a quem Jesus ressuscitou (cf. João 11, 43 e 41). Assim também, por se tratar de um propósito divino, Maria foi concebida sem pecado, pelos méritos antecipados de Cristo, para que Este pudesse vir ao mundo de um ventre puro. Maria não é uma escolhida. Ela é a escolhida, a mãe de Deus. Como pode ser uma qualquer a mulher preparada e escolhida por Deus para a tarefa mais importante e sublime que uma mulher pode ter? Como poderia estar sujo ou se sujar posteriormente o ventre, a arca, o sacrário que carregou o próprio Deus?

Alguns aspectos do diálogo entre o Anjo e Maria nos indicam o estado de pureza de Nossa Senhora, para que se pudesse realizar a Encarnação:

Anunciação

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

Ave, uma saudação de excelência dita por um anjo, definitivamente, exprimindo a importância daquela jovem.
Cheia de Graça, plena de graça, completa da graça do Senhor. Sem espaço para o pecado. Mostra que Deus a cumulou por inteira da graça, antes mesmo de ela receber em seu ventre Jesus.
O Senhor é contigo, pois Maria era repleta da graça, portanto, está ausente o pecado. E onde não há pecado, há plenitude de Deus. O Senhor está com ela.


Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

Encontraste graça diante de Deus, pois Maria foi concebida sem pecado, e assim permaneceu durante sua vida, fiel e temente a Deus, e às graças com as quais Ele a cumulou – as graças que Eva havia perdido quando introduziu aos homens o pecado.


Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
e o seu reino não terá fim.

Conceberás e darás à luz um filho, Jesus,
Filho do Altíssimo, cujo reino náo terá fim,
revelando a maternidade divina. Maria, ao aceitar esta missão, estava ciente de que seu filho era Deus.

 
Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

Não conheço homem, Maria era noiva de José, e mesmo assim não cogitou “conhecer” homem algum. Isto indica que Maria desejava permanecer virgem, e assim o fêz, pois nem a Bíblia ou a Tradição contam que Maria teve filhos após Jesus (são citados nas Escrituras parentes de Jesus, chamados “irmãos”, cujos pais são citados, não havendo como serem filhos de Maria).
O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do
Altíssimo te envolverá com sua sombra,
o Anjo mostra a Maria que a concepção se dará pela união de Deus com sua serva. O Espírito de Deus desce, vai ao encontro de Maria, pois fora preparada pela mesma força que a envolve. A propósito, a sombra de Deus envolvendo Maria só reforça a dignidade que o Senhor conferiu a ela. A sombra indica a união e a proteção, indica assistência.
Para Deus nada é impossível. Até mesmo a gravidez de Isabel, em idade avançada e tida como estéril, vem mostrar que Deus estava trazendo seu filho ao mundo em condições sobrenaturais.


Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.”
  (Lucas 1, 28-38)

bernadete

Cerca de três anos após a proclamação deste dogma, Maria aparece a Bernadete Soubirous, uma pobre, analfabeta e adoentada pastora e criada doméstica, em Lourdes, na França. A Virgem se apresentou como a Imaculada Conceição, fato que aumentou a credibilidade nas aparições, visto que não havia meios de aquela pobre menina ter qualquer conhecimento acerca do dogma tão recentemente aprovado. Não sabia sequer o que isto significava.

 

 

 

Música “Ave, Ó Imaculada” Intérpretes: Arautos do Evangelho

Oh Maria concebida sem pecado,
Rogai por nós que recorremos a Vós!

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