Posturas na Santa Missa.
Antes de qualquer coisa devemos saber que de acordo comparágrafo 1324 do CIC: A Missa (Eucaristia) é “a fonte e ápice de toda a vida cristã”. Na hora da morte, as missas que tivermos assistido serão a nossa maior consolação. Participando com devoção à Santa missa, você presta a maior das honras à Santa humildade de Jesus. “A missa é o sol da Igreja” (São Francisco de Sales, doutor da Igreja). “Fica sabendo, ó cristão, que mais merece ouvir devotamento uma só missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra” (São Bernardo, doutor da Igreja). “Se conhecêssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa que zelo não teríamos em assistir a ela” (São João Vianney).
Santo Hipólito falava que “a Igreja é o local onde floresce o Espírito”. “Foi no seio da Igreja hierárquica que o Senhor depositou o seu mais precioso tesouro” (Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja). Os primeiros cristãos nos deram admiráveis exemplos a este respeito. S. João Crisóstomo, ao entrar na Igreja, beijava, humildemente, o assoalho e guardava, durante a Santa Missa, tal recolhimento que se julgava estar em lugar deserto. São Martinho nunca se sentava na igreja; de joelhos, ou em pé, orava com ar compenetrado de um santo assombro. Quando lhe perguntavam pela razão desta atitude, costumava dizer: "Como não temeria, visto que me acho em presença do Senhor?".
A Igreja é a casa de Deus, e por isso devemos ter grande respeito com ela. Desligue o celular, a Igreja é lugar de oração e de cura. SILÊNCIO: Respeitem a casa de Deus. Lá no altar está o próprio Cristo. Ao entrar naIgreja, vá primeiro o Sacrário falar com o dono da casa, com Deus. Evite, a todo custo, as conversas paralelas, a Igreja não é lugar de conversas, fofocas, risadas, etc. Não atrapalhe as pessoas que estão em oração. São Crisóstomo diz: “os que falam e riem, durante a Santa Missa, merecem ser fulminados na Igreja”. Se for muito necessário, fale baixinho. Se encontrar conhecidos, mesmo muito queridos amigos ou parentes, saudá-los somente inclinando a cabeça, sem palavras e sem estender a mão, e não pergunte nada, seja verdadeiramente humilde na Igreja. Não seja indelicado com Deus.
É muito importante estarmos vestidos de maneira sóbria e decente. Às mulheres pede-se que deixem de ir com decotes, roupas curtas, transparentes, blusas de alcinhas, ou qualquer outro tipo de roupa que só servem para chamar a atenção. Também é recomendável que abram mão de maquiagens e pinturas exageradas, e muita bijuteria. Os homens devem evitar ir de bermuda, boné ou camiseta sem manga. Estamos na Igreja, não na piscina ou na praia.
Na hora da paz, não faça como já é do costume, as pessoas vão saindo dos seus lugares para cumprimentar quem está lá longe, às vezes a pessoa está na frente e vai dar a paz a alguém de trás, ou vice-versa! Quando chegar a hora da paz, cumprimente quem estiver à sua frente, à esquerda, à direita e atrás. E só! Outro péssimo costume que muitos têm é ficar entrando e saindo da igreja, é um entra e sai do lugar, que incomoda os outros que estão prestando atenção na liturgia. Seja consciente! Dê o seu testemunho de cristão católico batizado.
A Santa Missa é a renovação do sacrifício de Cristo no Calvário; No Calvário, duas situações marcaram comportamentos: de um lado o silencioso pranto da grande Mãe de Deus, de João e das outras Maria. Alma esmagada com o mesmo Jesus, num silêncio profundo e comovente. De outro os gritos, as palmas, os urros insanos dos algozes, as altercações e imprecações, o estalo dos escarros e cusparadas, as blasfêmias dos fariseus e da turba insana. São Padre Pio de Pietrelcina falou o seguinte: "Como nós devemos ouvir a Santa Missa? Como a assistiam a Santa Virgem Maria e as Santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício sangrento da cruz."
O Papa Bento XVI, antes da celebração de uma Santa Missa falou: “E m respeito destes Divinos Mistérios que estamos celebrando, recolhamo-nos em silêncio orante. Portanto, não se aplauda mais, nem sequer durante a homilia, e não se usem bandeiras, nem cartazes”. Quando ainda Cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI) disse: “A liturgia não é um show, um espetáculo que necessite de diretores geniais e de atores de talento. A liturgia não vive de surpresas simpáticas, de invenções cativantes, mas de repetições solenes. Não deve exprimir a atualidade e o seu efêmero, mas o mistério do Sagrado”.
Simples atitudes que devemos ter durante a Santa Missa:
Genuflexão: Ao entrar na igreja dobramos o joelho, até tocar o chão. Ao fazer a genuflexão não é preciso fazer o sinal da cruz, somente inclinar a cabeça.
Sinal da cruz: Ao fazê-lo, colocamos nossa vida debaixo da proteção de Deus e passamos a agir com o poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Faça-o corretamente e não como se estivesse envergonhado de ser visto. E não beije a mão no final.
Proclamação da palavra: A proclamação do Evangelho não pode ser dividida com barulho, distração, conversas... É como se Jesus, em pessoa, se colocasse diante de nós para falar. Os três pequenos sinais da cruz: na fronte, na boca e sobre o coração, indicam que Cristo deve reinar em nossos pensamentos, palavras e em nossa vida.
Homilia: Reze para que o sacerdote se abra ao Espírito Santo e que suas palavras toquem o coração do povo. Não leve em conta a pessoa do padre em si, mas o próprio Cristo.
Ofertório: Oferte o que você tem de mais importante ao Senhor, sua vida. E importante colocarmos na cesta nossa oferta para conservação e manutenção da casa de Deus. Não é esmola e, sim, o sinal de retribuição a tantos benefícios que Dele recebemos.
Consagração: Pão e vinho são transformados no Santíssimo Corpo e no Santíssimo Sangue de Cristo. De joelhos, e em silêncio orante, olhe para a hóstia e para o cálice com o Sangue de Cristo, enquanto o sacerdote os eleva.
Comunhão: Para comungar é preciso estar na graça de Deus (sem pecado grave) e em jejum (sem comer e beber pelo menos 1 hora antes). Imagine Jesus entregando-lhe Seu próprio corpo, não veja o padre ou ministro. Depois da comunhão feche os olhos, concentre-se e adore Jesus.
Bênção final: Não fique distraído. É a bênção de Deus sendo dada a você. Terminando a missa espere o padre sair, para depois você sair da igreja.

Nenhum comentário:
Postar um comentário