domingo, 15 de agosto de 2010

Resplendor do Padroeiro

Cena do Calvário
 O zelo pela beleza e pelo cuidado com a Casa de Deus é uma das marcas do nosso querido Pe. Sebastião. Após a reforma da Igreja, que lhe devolveu a direção original do presbitério, além de coroá-la com uma cúpula e adorná-la com elementos de inspiração clássica, nosso pároco teve o cuidade de, ao longo desses anos, pensar em maneiras de melhorar ainda mais a aparência da Matriz, envolvendo os fiéis no Mistério do Altar através da contemplação da beleza.
Cito aqui o destaque da Cena do Calvário, acima da entrada lateral da Igreja, que ganhou um painel branco e luzes atrás do crucifixo, atraindo a atenção para a Paixão de Jesus, e a esperança sobrenatural da Ressureição.

O exterior da Igreja recebeu, em suas extremidades superiores, cruzeiros em formato de capelas, demarcando visivelmente o local como sagrado, onde a presença salvadora de Cristo é evidente, e pela qual somos convidados a aceitar nossas cruzes que são sinais de salvação, e escândalo perante um mundo cada vez mais descrente e vazio.

A sequencia de cenas da Vida de Jesus se tornou completa com o quadro do Anúncio da Boa Nova, e na festividade de Cristo Rei de 2009, o painel da Santíssima Trindade foi substituído temporariamente por um quadro retratando o Reinado Universal de Cristo, rodeado pelos Evangelistas, representados pelos tradicionais símbolos extraídos da visão do profeta Ezequiel:

São Matheus, como um anjo com rosto de homem (devido à intenção do evangelista de enfatizar a natureza humana de Jesus); São Lucas, como um touro (em seu evangelho, Cristo é apresentado como Sacerdote. Naquela época, era prática religiosa o sacrifício de touros); São Marcos, como um leão (este evangelho começa com a narrativa da pregação de João Batista no deserto, habitat do leão, rei dos animais, representando ao mesmo tempo a natureza real de Jesus, e a força do "rugido" de conversão, por parte de Jõão Batista); São João, como águia (João queria comprovar por seu escrito, a natureza divina do Messias. A águia nos remete ao céu, lugar divino. Seu olhar aguçado vai além do que os outros animais enxergam; Jesus não é apenas o "filho do carpinteiro", ele é Deus).
Resplendor moderno ao redor do Padroeiro

Recentemente, Pe. Sebastião promoveu uma reforma na sacristia de baixo, ao mesmo tempo em que o altar do Padroeiro São José era revitalizado, pintado com uma cor mais forte, e dotado de um resplendor moderno, ao redor da imagem do santo - que passara por uma reforma na mão direita, portadora do ramo de lírios - extrapolando a função de auréola, e servindo também como setas, indicando um modelo de santidade, e a glória que é destinada aos justos que, como José, se entregam em obediência às ordens de Deus.

"São José: Homem Justo e Fiel"

Close: São José e o Menino Jesus

5 comentários:

  1. Meu caro amigo Matheus vim aqui para te parabenizar pelo seu excelete trabalho!Continu - e assim pois este trabalho é muito satisfatório para a nossa querida Paroquia São José!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço e conto com suas orações!
    Matheus Silva de Paula

    ResponderExcluir
  3. Seria de grande utilidade para a comunidade a criação de uma página contendo toda a programação semanal da paróquia,demostrando as atividades de cada dia da semana (missa ,procissão,etc) ,inclusive local e horário.

    ResponderExcluir
  4. Que bom ter um blog da nossa Igreija! Estou seguindo e convido você a fazer uma visita no meu blog APRESSADOS!
    Tenha uma boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a visita e as sugestões! Continuem colaborando.
    PAZ

    ResponderExcluir