sábado, 31 de julho de 2010

O Passado


Obras, Capela São José - Década de 30
Acervo: Capachildo
É importante planejar o futuro, entregá-lo nas mãos de Deus, sonhar... Porém, é sempre bom olharmos para o passado, para aquilo que já se foi, e para aquilo que subsistiu. Fazê-lo nos dá oportunidades de errar menos, planejar melhor, e aprendermos com o que passou. São as páginas amareladas de nossa história...

Esta foto (uma raridade cedida por Capachildo ao blog http://www.viniciusdeaquino.musicblog.com.br/) mostra a primeira capelinha dedicada a São José, cuja construção provavelmente ocorreu entre 1918 e 1932, datas que representam, respectivamente, a construção da capela de São Sebastião (a primeira de nossa cidade) e a construção da segunda capela de São José (foto), atrás da anterior, cujo espaço se tornara insuficiente para o número crescente de fiéis.

A comunidade que, anteriormente pertencera à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Cuieté (Arquidiocese de Mariana), se tornou na década de 30, a Paróquia do Lajão, por ação do Bispo de Caratinga.

Neste período foram iniciadas as obras da nova capela, como se vê na primeira foto, mais precisamente em 22 de junho de 1932.


Capela São José - Frente
Acervo: Capachildo
Desfile de Sete de Setembro, e vista da Capela São José - Lateral
Acervo: Capachildo

Nestas fotos (retiradas do site http://www.cpnoticia.com.br/),
vemos a nova capela pronta, em estilo neogótico. Uma bela construção! Com o passar dos anos, a capela necessitava de uma ampliação, pois a cidade estava se desenvolvendo, e o templo deveria suportar um número maior de fiéis. Pe. Carlos, na década de 50, deu início à ampliação, que seguiria o estilo arquitetônico usado anteriormente. Pe. Carlos saiu, e em seu lugar entrou Pe. Cornélio Pancrácio, que preferiu desmanchar o que já estava construído, para realizar uma obra de características modernas, que é a Matriz, como a temos hoje - reformada em 2004 por iniciativa do Pe. Sebastião Carmo Pereira, além de uma posterior reforma da Casa Paroquial, em 2008.
___________________________
Fonte de pesquisa:
"Conselheiro Pena e sua História" (1998)
Sônia Torres de Oliveira
Willian Torres de Oliveira

3 comentários:

  1. MAGNIFICO , EXCELENTE. CONTINUE. ISSO E UM PATRIMONIO HISTORICO , CULTURAL . PARABENS!
    PADRE SEBASTIAO CARMO

    ResponderExcluir
  2. VOCE MUITO CAPAZ . NOSSA IGREJA TEM MUITA COISA BOA. APROVEITEMOS. OBRIGADO PELA INICIATIVA.
    PADRE SEBASTIAO CARMO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo portal. Gostei muito dos textos, parabéns também a quem os faz.
    Que este portal seja também um meio de evangelizar e levar a boa nova para todos..
    Abraço.

    Gilmar Cunha
    Governador Valadares

    ResponderExcluir